Limpeza de estofos

Limpeza de estofos

  1. Estofos em tecido

    Para efectuar a limpeza de estofos deve começar por remover a sujidade superficial. A melhor maneira de o fazer é com um aspirador com muita potência, pelo que se não tivermos um em casa, é melhor ir a um posto de gasolina ou a uma lavagem de carros que ofereça esse serviço. É importante fazê-lo de dentro para fora do assento, para que possamos arrastar facilmente a sujidade. E não se esqueça das dobras dos assentos, pois é onde podem se acumular mais detritos. 
                                                                                                    Depois de aspirar os resíduos sólidos, é altura de limpar o estofo. Para o fazer utilizamos produtos própios, o mais indicado será um limpa estofo enzimático, mas se quiser optar por uma mais barata e acessível existem outros produtos, o mais vulgarmente utilizado são os APC( All purpose cleaner). Começamos por aplicar o produto no estofo e deixamos ele actuar por 5 min, depois esfregar com uma escova de cerdas (de preferência não muito dura para não danificar o tecido) ou com a utilização de beberquim para os mais experientes. Depois com o auxílio de uma extractora ou um aspirador de liquídos extraímos o produto aplicado, depois molhamos o assento com água (de preferência água quente), escovamos novamente o assento e extraímos a água.  Repetimos este processo até o banco ficar limpo, uma boa maneira de verificar-mos é vermos a cor da água que é extraída, quando ficar transparente quer dizer que o banco está limpo.                                                          Aconselhamos no final da lavagem passar sempre com um pano de microfibras seco.                                                  Agora é somente uma questão de deixar o assento secar, de preferencia com as portas abertas e ao sol, não aconselhamos a secagem do carro com as portas fechadas, pois a humidade ficará contida no interior do carro deixando um cheiro desagradável e os vidros embaciados.          Se desejar no final pode passar um impermeabilizante, este irá criar uma película que irá impedir que líquidos e detritos sujem o seu estofo.Limpeza de estofos

 

2- Estofos em pele

Quando se trata de limpar estofos de pele, o processo é semelhante, embora com algumas nuances. Como no caso anterior, a primeira coisa a fazer é usar um aspirador para remover possíveis resíduos sólidos que estejam na superfície ou entre as dobras dos assentos. Use a seguir uma escova macia para remover a poeira dos assentos, mas com muito cuidado para não danificar a pele.

Em seguida, aplique um produto de limpeza específico para estofos em pele, que pode ser encontrado em grandes superfícies, postos de gasolina ou lojas especializadas em automóveis, aconselhamos algo com um PH neutro para não danificar o assento. Ao fazê-lo, deve aplicá-lo fazendo círculos com o mesmo pincel macio mencionado anteriormente, pode também aplicar umas esponjas semi-rigídas própias para limpar estofos em pele. Devemos remover os restos do produto primeiro com um pano microfibras húmido e depois com um pano seco, repetir o processo até termos a certeza que o banco está limpo.

De seguida aplicamos um creme nutritivo no couro, deve ser utilizado um aplicador para este efeito. Deixamos o hidratante actuar e incoporar-se e passado uma hora ou duas horas, voltamos a hidratar o banco. Repetimos este processo até o banco estar cremoso e suave ao toque.
Queremos realçar que esta etapa é crucial para uma vida duradoura do seu estofo, Como o banco ficou muito seco após a limpeza este é um passo fundamental.
É um procedimento que se recomenda fazer pelo menos duas vezes por ano em todos os carros com estofos em pele para o manter em perfeitas condições.

limpeza de estofos
Lavagem de estofos

Estofos em pele de Alcântara


Cada vez mais carros possuem o que é conhecido como estofos em Alcântara, um tecido sintético que se tornou muito popular entre os fabricantes pelas suas grandes qualidades: é muito resistente e, ao mesmo tempo, permite oferecer uma infinidade de cores ao cliente .

Para as pessoas cujo carro já vem com este tipo de estofos, é necessário seguir os mesmos passos dos estofos em tecido, no entanto temos de ter cuidados acrescido, pois este material é mais sensível e não tão resistente à escovação.

 

Detalhe Automóvel

O que é o Detalhe Automóvel

O que é detalhe automóvel?

A definição mais correta do termo “detalhe automóvel” é a limpeza meticulosa, polimento e proteção de todas as partes de um automóvel, dentro e fora, usando ferramentas, técnicas e produtos especializados e adequados que não são normalmente utilizados nas lavagens normais, para que no final se consiga aquele aspeto de carro novo ou de exposição. Além de melhorar a aparência, também aumenta significativamente o valor de revenda do seu carro.

Etapas para um detalhe completo:

1 – Detalhe exterior – Composto normalmente por:
– Lavagem com técnicas e materiais corretos
– Aplicação de cera protetora

2 – Detalhe Interior – Composto normalmente por:
– Limpeza
– Hidratação dos plásticos
Ler mais…